Iate
que em 1734 largou de Lisboa para o Algarve.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1734.
2.
"N. S. do Cabo e Senhor do
Bonfim"
Iate
do rei que em 1740 largou de aviso para a Baía.
Fez
várias viagens ao Brasil.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1740 a 1742.
3.
"Senhor do Bonfim e Santo António"
Iate
de carga do rei construído na Pederneira em meados do século XVIII.
Fez
várias viagens ao Brasil, pelo menos desde 1740 a 1754.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1740 a 1754.
4.
"N. S. do Pé da Cruz"
Iate
do rei que em 1743 largou de aviso para as ilhas e Brasil.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1743 a 1744.
5.
"S. José e S. Joaquim"
Iate
que saiu de Lisboa de armada em 1744.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1744.
6.
"Iate Real"
Iate
que foi lançada à água em Belém em 1 de Setembro de 1749.
Esteve ao serviço na Real Marinha de Guerra
Portuguesa pelo menos de 1749 a 1750.
7.
"S. Joaquim e Santa Ana"
Iate
que em 1749 largou de Lisboa para Moçambique.
Em 1750 perdeu-se na costa de Moçambique.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1749 a 1750.
8.
"Santa Ana e S. Francisco de
Paula"
Iate
que em 1752 largou de Lisboa para o
serviço de Moçambique.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1752.
9. "S. Francisco
Xavier"
Iate
que em 1752 largou de Lisboa para o serviço de Moçambique.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1752.
10.
"S. José"
Iate
que foi construído na Pederneira à volta de 1752.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1752.
11.
"N. S. da Atalaia"
Iate
que aparece a navegar em 1758.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1758.
12.
"S. Martinho"
Iate
que foi construído em 1786 na concha de S. Martinho.
Em
1795 levou mantimentos para a esquadra do Estreito.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1786 a 1795.
13.
"Bom Jesus da Boa Morte"
Iate
que aparece em 1787.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1787.
14.
"Iate Real"
Iate
que em 1789 largou de Lisboa para Faro.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1789.
15.
"S. Martinho de
Todos-os-Santos"
Iate
de Sua Majestade que foi lançado à água em Lisboa em 18 de Dezembro de 1789.
Em
1798 foi tomado perto de Buarcos por uma escuna francesa.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1789 a 1798.
16.
"N. S. do Bom Sucesso"
Iate
de Sua Majestade que em 1793 foi de aviso a Cádis.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1793 a 1809.
17.
"Pancão"
Iate
do Arsenal da Marinha em 1798.
Em
1798, tendo sido tomado por uma escuna francesa, foi pouco depois retomado.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1798.
18.
"Costela"
Iate
de seis peças que aparece em 1798.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1798 a 1801.
19.
"N. S. do Livramento"
Iate
que aparece em 1803.
Em
1807 serviu na Escola de Práticos do Pará.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1803 a 1807.
20.
"N. S. do Monte do Carmo"
Iate
que aparece em 1804.
Em
1811 perdeu-se perto da Figueira da Foz.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1804 a 1811.
21.
"Santo António"
Iate
que em 1808 e 1809 tomou parte na conquista de Caiena aos franceses.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1808 a 1809.
22.
"Santo António"
Iate
do Arsenal da Marinha empregado no transporte de madeiras, pelo menos desde
1808.
Serviu,
pelo menos, até 1843.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1808 a 1843.
23.
"N. S. do Bom Despacho"
Iate
do Arsenal da Marinha empregado no transporte de madeiras de S. Martinho e
Viena para Lisboa, pelo menos desde 1809.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1809 a 1844.
24.
"S. Martinho da Nazaré"
Iate
que aparece em 1807.
Era
considerado o maior iate da Coroa.
Desempenhou
várias comissões na costa e a Santander.
Também
foi empregado no transporte de madeiras.
Em
1829 largou para a Terceira com mantimentos para a esquadra miguelista.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1807 a 1858.
25.
"N. S. do Monte"
Iate
que aparece a navegar em 1809.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1809 a 1811.
26.
"N. S. do Resgate"
Iate
do Arsenal da Marinha empregado no transporte de madeiras que aparece em 1809.
Em
1834, uma vistoria emitiu o parecer que devia ser vendido.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1809 a 1834.
27.
"S. Martinho de
Todos-os-Santos"
Iate
que aparece em 1810.
Em
1813 foi tomado por uma escuna francesa quando seguia para Santander.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1810 a 1813.
28.
"Santa Ana"
Iate
do Arsenal da Marinha empregado no transporte de madeiras que aparece em 1811.
Em
1829 largou com mantimentos para a esquadra miguelista da Terceira.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1811 a 1834.
29.
"N. S. da Conceição"
Iate
do Arsenal da Marinha empregado no transporte de madeira que aparece em 1811.
Continuou
ao serviço, pelo menos, até 1821.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1811 a 1821.
30.
"S. José, Sagrada Família"
Iate
real que aparece em 1816.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1816 a 1833.
31.
"Santa Isabel"
Iate
do Arsenal da Marinha armado com uma peça e empregado no transporte de
madeiras, pelo menos desde 1819.
Também
transportou madeiras de Cacheu.
Em
1854 passou mostra de desarmamento.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1819 a 1854.
32.
"Iate n.º 1"
Iate
que em 1821 passou mostra de desarmamento.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1821.
33.
"Felicidade"
Iate
do Arsenal da Marinha que foi lançado à água em Lisboa em 6 de Agosto de 1824.
Empregou-se
principalmente no transporte de madeiras.
Em
1863 foi vendido por inútil.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1824 a 1863.
34.
"Monte de Ouro"
Iate
de Sua Majestade que aparece em 1827.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1827 a 1829.
35.
"S. Martinho e Almas"
Iate
da Coroa que aparece em 1828.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1828.
36.
"S. Miguel"
Iate
construído em Lisboa em 1829.
Armou
com uma peça.
Empregou-se
principalmente no transporte de madeiras.
Em
1856 foi abatido por inútil.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1829 a 1856.
37.
"S. José"
Iate
do Arsenal da Marinha que aparece em 1829.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1829 a 1832.
38.
"Divina Providência"
Iate
do Arsenal da Marinha que aparece em 1829.
Em
1834 foi achado em mau estado.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1829 a 1834.
39.
"Santa Luzia"
Iate
que em 1829 se achava em fabricos em Ponta Delgada.
Em
1829 tomou parte no ataque a Vila da Praia.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1829 a 1830.
40.
"N. S. do Livramento"
Iate
que em 1832 se achava em Ponta Delgada ao serviço da causa liberal.
Tomou
parte nas lutas liberais no mar.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1832 a 1834.
41.
"Sousa Bastos"
Iate
que aparece em 1832 na ilha Terceira.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1832.
42.
"Novo Sacramento"
Iate
da marinha liberal que aparece em 1833.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1833.
43.
"Aurora Brilhante"
Iate
da esquadra liberal que em 1833 largou do Porto para Vigo.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1833.
44.
"Soledad"
Iate
apresado em 1833 e entregue ao Arsenal da Marinha no ano seguinte, por se
desconhecer o seu proprietário.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1833 a 1834.
45.
"Feliz Pensamento"
Iate
que foi armado em Setúbal em 1833 para servir no rio Sado.
Foi
considerado como Canhoneira n.º 2.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1833 a 1834.
46.
"S. Martinho da Nazaré"
Iate
do Arsenal da Marinha que aparece em 1838.
Serviu
de correio marítimo e no transporte de madeiras.
Em
1849 passou mostra de desarmamento.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1838 a 1849.
47.
"Quinze de Agosto"
Escuna
adquirida para a Estação Naval de Angola em 1843 e que logo armou em iate.
Em
1852 já aparece novamente como escuna.
Foi
empregada como correio marítimo.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1843 a 1852.
48.
"Dezanove de Maio"
Iate
de 40t, armado de uma peça, da província de Moçambique, pelo menos desde 1849.
Em
1860 sugeria-se que passasse a navio-farol na ilha de Goa, em Moçambique.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1849 a 1860.
49.
"Voador"
Iate
que armou em escuna em 1849.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1849 a 1850.
50.
"S. Pedro"
Iate
construído para serviço do Arsenal da Marinha que foi lançado à água em S.
Martinho em 19 de Abril de 1852.
Entrou
o Tejo armado em iate, recebendo depois a armação de patacho.
Nos
últimos anos armou em iate.
Armou
com duas peças e foi empregado no transporte de madeiras.
Em
1865, na Praia de Santiago, deixou de prestar serviço.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1852 a 1865.
51.
"D. Pedro V"
Iate
de cinco peças que aparece a navegar em 1857 em Angola.
Cruzou
na costa angolana, pelo menos, até 1862.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1857 a 1862.
52.
"Bissau"
Iate
de 74t que foi lançado à água em Lisboa em 16 de Agosto de 1859.
Também
aparece como palhabote.
Serviu
de correio marítimo para Cabo Verde.
Em
1879 foi condenado por inútil.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1859 a 1879.
53
"Conde de Penha Firme"
Iate
de uma peça que foi lançado à água em Inglaterra em 5 de Maio de 1859.
Também
aparece como palhabote.
Em
1870, foi autorizado o seu comandante a armar o navio a escuna.
Destinava-se
ao serviço de pilotagem da barra de Lisboa.
Em
1862 passou a servir na Estação Naval de Cabo Verde e em 1866 na de Angola.
Em
1873 passou mostra de desarmamento e no mesmo ano foi condenado por inútil.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1859 a 1873.
54.
"S. Tomé"
Iate
de 109t e armado de uma peça que foi lançado à água em Lisboa em 16 de Setembro
de 1859.
Também
aparece como palhabote e em 1865 armou a escuna.
Em
1861 à Estação Naval de Angola.
Em
1869 passou mostra de desarmamento e destinou-se a pontão-farol em Luanda.
Em
1870 parece ter sido desmanchado por inútil.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1859 a 1870.
55.
"Maria Augusta"
Iate
que parece ter naufragado na barra de Viana do Castelo.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1859.
56.
"César"
Iate
que se achava em Goa em 1862 e 1863.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1862 a 1863.
57.
"Algarve"
Iate
de uma boca-de-fogo que foi lançado à água em Lisboa em 16 de Julho de 1863.
Também
aparece como palhabote.
Empregou-se
na fiscalização da costa do Algarve.
Em
1879 foi entregue à Alfândega de Faro.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1863 a 1879.
58.
"Zumbo"
Iate
de 235t e uma boca-de-fogo ao serviço da província de Moçambique em 1863 e
1864.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1863 a 1864.
59.
"S. Miguel"
Iate
de uma boca-de-fogo construído em Lisboa em 1866.
Esteve ao serviço na Real Marinha de Guerra
Portuguesa pelo menos em 1866.
60.
"Marinha Grande"
Iate
construído em S. Martinho do Porto em 1857 para o Ministério das Obras
Públicas.
Em
1867 passou ao Ministério da Marinha.
Empregou-se
no transporte de madeiras.
Em
1875 passou a completo desarmamento.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1867 a 1875.
61.
"Valado"
Iate
que em 1867 passou da Administração-Geral das Matas do Reino ao Ministério da
Marinha como iate Marinha Grande.
Passou
ao serviço do Arsenal da Marinha para transporte de madeiras.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1867 a 1874.
62.
"Veloz"
Iate
do Arsenal da Marinha, pelo menos desde 1867.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1867.
63.
"Inhamissengo"
Iate
que em 1869 foi comprado em Moçambique juntamente com o vapor "Quelimane".
Deslocava
51t.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1869 a 1875.
64.
"Ibo"
Iate
de 27t que em 1872 pertencia à província de Moçambique.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1872 a 1878.
65.
"Angoche"
Iate
da província de Moçambique, pelo menos desde 1872.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1872.
66.
"Sirius"
Iate
que foi construído em Lisboa em 1877 para o Rei D. Luís como caíque.
Em
1887 armou em palhabote.
Em
1912 foi entregue à Escola Naval para instrução de aspirantes.
Em
1953 passou ao serviço da Brigada Naval.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1877 a 1910.
67.
"Nautilus"
Iate
de recreio da família real que foi lançado à água em 1881 ou 1882.
Foi
o primeiro barco de recreio de D. Carlos.
Em
1912 foi entregue à Escola Naval para instrução.
Esteve ao serviço na Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1882 a 1910.
68.
"Tungue"
Iate
de uma peça da província de Moçambique, pelo menos desde 1886.
Em
1889 naufragou na barra de Mojincual.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1886 a 1889.
69.
"Amélia"
Iate
de recreio construído em Inglaterra para os Duques de Bragança.
Era
de 66t e armava a iate.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1887.
70.
"Barbosa du Bocage"
Iate
da província de Moçambique, pelo menos desde 1887.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1887 a 1889.
71.
"Amélia"
Iate
de vapor de 148t construído em Inglaterra e adquirido para estudos
oceanográficos de D. Carlos, em substituição do primeiro iate "Amélia".
A
primeira campanha oceanográfica foi em 18%.
Em
1897 foi substituído pelo iate "Geraldine".
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1888 a 1896.
72.
"Lúrio"
Iate
da província de Moçambique, pelo menos desde 1888.
Em
1895 voltou a segunda praça para ser vendido.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1888 a 1895.
73.
"Melo Gouveia"
Iate
da província de Moçambique, pelo menos desde 1888.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1888.
74.
"Paiva Manso"
Iate
da província de Moçambique, pelo menos desde 1888.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1888.
75.
"Lia"
Iate
de 112t que armava em palhabote, que fora construído em Inglaterra em 1893.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1893.
76.
"Amélia"
Iate
de vapor "Geraldine" de 301t construído em Inglaterra.
Em
1897 foi adquirido por D. Carlos para estudos oceanográficos.
Efectuou
várias campanhas na costa de Portugal.
Em
1899 foi trocado pelo iate de vapor "Yacona".
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1897 a 1899.
77.
"Amélia"
Iate
"Yacona" de 650t de deslocamento que
chegou ao Tejo em 1899 para substituir o iate "Geraldine".
Era
navio de aço movido a vapor e armava com duas peças H.
Foi
igualmente empregadas em estudos oceanográficos.
Em
1901 foi substituído pelo iate "Banshee".
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1899 a 1901.
78.
"Amélia"
Iate
de vapor "Banshee" de 1.370t construído em Inglaterra
e que substituiu o iate "Yacona".
Armou
com quatro peças.
Empregou-se
igualmente em estudos oceanográficos.
Em
1911 passou ao serviço da Marinha como aviso de esquadra ou de divisão, sob o
nome de "Cinco de Outubro".
Empregou-se
em trabalhos hidrográficos na costa de Portugal.
Em
1930 passou a classificar-se como navio-hidrográfico das ilhas.
Em
1937 foi mandado passar ao estado de desarmamento e mandado abater no ano
seguinte.
Esteve ao serviço na Real Marinha de Guerra Portuguesa pelo menos de 1901 a 1910.
Esteve ao serviço na Real Marinha de Guerra Portuguesa pelo menos de 1901 a 1910.
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