Lancha-canhoneira
de aço do tipo da "Noqui", de 40t, de deslocamento,
comprada em Inglaterra em 1887 para servir no Zaire.
Armou
com uma pequena peça Canet e uma metralhadora N. de 12 canos.
Dispunha
de duas rodas propulsoras.
Em
1896 desarmou.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1887 a 1896.
2.
"Noqui"
Lancha-canhoneira
do tipo da "Loge" comprada em Inglaterra em 1887
para servir no Zaire.
Em
1896 desarmou.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1887 a 1896.
3.
"Cherim"
Lancha-canhoneira
de aço do tipo da "Cuama" comprada em Inglaterra em 1889
para servir nos rios de Moçambique.
Navio
de uma roda propulsora que deslocava 34t.
Montava
dois canhões-revólveres e duas metralhadoras.
Prestou
serviço na esquadrilha do Zambeze com a "Cuama".
Em
1903 foi abatida com a "Cuama".
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1889 a 1903.
4.
"Cuama"
Lancha-canhoneira
do tipo da "Cherim" adquirida em Inglaterra em
1889.
Serviu
na esquadrilha do Zambeze.
Foi
abatida em 1903.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1889 a 1903.
5.
"Maravi"
Lancha-canhoneira
de aço e de boca aberta e 12t adquirida para o serviço da província de Moçambique
em 1889.
Montava
duas metralhadoras e dispunha de duas rodas propulsoras.
Prestou
serviço no Zambeze.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1889 a 1891.
6.
"Cassine"
Lancha-canhoneira
de aço e fundo chato que em 1890 operava no Zambeze com a "Maravi".
Dispunha
de duas rodas propulsoras a ré.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1890.
Lancha-canhoneira
adquirida em 1890 para servir nos rios de Moçambique.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1890 a 1896.
8.
"Flecha"
Lancha-canhoneira
de aço construída em Inglaterra em 1890 para servir na Guiné.
Era
navio de duas rodas laterais idênticas à "Zagaia".
Em
1902 desarmou e foi entregue à província da Guiné no ano seguinte.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1890 a 1902.
9.
"Zagaia"
Lancha-canhoneira
de aço de rodas laterais construída em Inglaterra em 1890 com a "Flecha".
Armava
com um canhão-revólver e uma metralhadora.
Em
1899 foi condenada por inútil.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1890 a 1899.
10.
"Carabina"
Lancha-canhoneira
de aço do tipo da "Sabre" de 53t comprada em Inglaterra
em 1891 para servir no lago Niassa.
Dispunha
de hélice propulsor.
Montava
dois canhões-revólveres e uma metralhadora.
Foi
notável a viagem da "Carabina" e da "Sabre"
de Quelimane para Lourenço Marques em 1895.
Em
1908 foi abatida ao efectivo da Armada.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1891 a 1908.
11.
"Granada"
Lancha-canhoneira
de 24t e de duas rodas laterais construída em Inglaterra em 1891 para servir
nos rios de Moçambique.
Armava
com um canhão-revólver e uma metralhadora.
Era
do tipo da "Obus".
Em
1908 foi abatida ao efectivo.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1891 a 1908.
12.
"Obus"
Lancha-canhoneira
de aço do tipo da "Granada" adquirida em Inglaterra em
1891.
Em
1907 foi mandada abater ao efectivo.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1891 a 1907.
13.
"Sabre"
Lancha-canhoneira
idêntica à "Carabina", que foi construída em
Inglaterra em 1891.
Navio
de aço e de hélice.
Montava
uma peça revólver e uma metralhadora.
Em
1908 foi abatida ao efectivo.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1891 a 1908.
14.
"Bacamarte"
Navio
comprado na África do Sul em 1894 para serviço da província de Moçambique.
Montava
um canhão-revólver e uma metralhadora.
Fez
serviço no rio Incomati com o vapor "Neves
Ferreira", contribuindo
para a vitória de Marracuene.
Em
1897, indo a reboque de Lourenço Marques para Quelimane, afundou-se no canal de
Moçambique.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1894 a 1897.
15.
"Capelo"
Lancha-canhoneira
de 40t construída em Inglaterra em 1895 para servir no rio Inharrime, em
Moçambique.
Fora
encomendada em 1894.
Dispunha
de roda propulsora à popa.
Era
igual às lanchas "Ivens", "Lacerda"
e "Serpa Pinto".
Montava
dois canhões-revólveres e duas metralhadoras.
Na
esquadrilha do Limpopo contribuiu grandemente para a rendição e prisão do Gungunhana.
Em
1908 foi abatida ao efectivo.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1894 a 1908.
16.
"Diogo Cio"
Lancha-canhoneira
de 44t que foi lançada à água em Lisboa em 3 de Outubro de 1895.
Dispunha
de duas rodas propulsoras laterais.
Montava
um canhão-revólver e duas metralhadoras.
Era
idêntica ao “Pedro de Annaia".
Fez
serviço na esquadrilha do Zambeze.
Em
1910 foi abatida ao efectivo.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1894 a 1908.
17.
"Honório Barreto"
Lancha-canhoneira
de ferro de 80t que foi lançada à água em Lisboa em 13 de Março de 1895.
Montava
duas peças de tiro rápidas H e uma metralhadora.
Dispunha
de duas rodas propulsoras.
Fez
serviço na esquadrilha da Guiné.
Em
1905 foi abatida ao efectivo.
Esteve ao serviço Real na Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1895 a 1905.
18.
"Incomati"
Pequeno
rebocador adquirido em Durban em 1895 para a campanha do Gungunhana.
Em
1897 foi abatido ao efectivo.
Esteve ao serviço Real na Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1895 a 1897.
19.
"Ivens"
Lancha-canhoneira
de aço de 40t construída em Londres em 1895.
Era
do tipo da "Capelo".
Armava
com duas bocas-de-fogo.
Fez
serviço na esquadrilha de Gaza.
Em
1906 foi abatida ao efectivo.
Esteve ao serviço Real na Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1895 a 1906.
20.
"Lacerda"
Lancha-canhoneira
de aço de 40t construída em Inglaterra em 1895 para serviço no rio Incomati, de
Moçambique.
Era
do tipo da "Serpa Pinto".
Montava
dois canhões-revólveres.
Tomou
parte importante nas operações contra o Gungunhana.
Em
1906 foi abatida ao efectivo.
Esteve ao serviço Real na Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1895 a 1906.
21.
"Magaia"
Rebocador
comprado em Zanzibar em 1895 para servir nos rios de Moçambique.
Fez
serviço na flotilha do Incomati.
Foi
abatido à volta de 1899.
Esteve ao serviço Real na Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1895 a 1899.
22.
"Pedro de Anaia"
Lancha-canhoneira
de aço do tipo da, "Diogo
Cão" que foi lançada à água
em Lisboa em 3 de Outubro de 1895.
Em
1908 foi abatida ao efectivo.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1895 a 1908.
23.
"Serpa Pinto"
Lancha-canhoneira
de aço construída em Londres em 1895 para serviço no rio Incomati.
Deslocava
40t e era precisamente igual à "Lacerda".
Em
1907 desarmou.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1895 a 1907.
24.
"Marracuene"
Lancha-canhoneira
de aço de 20t adquirida em 1897 para os rios de Moçambique.
Armava
com um canhão-revólver e dispunha de dois hélices.
Em
1908 foi abatida ao efectivo.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1897 a 1908.
25.
"Chuabo"
Navio
de madeira adquirido em 1898 para serviço nos rios de Moçambique.
Era
navio de hélice de 10t de deslocamento e armado de uma metralhadora.
Em
1903 foi abatido ao efectivo.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1898 a 1903.
26.
"Cacheu"
Lancha-canhoneira
de aço de 40t comprada em Hamburgo em 1901 para serviço na Guiné.
Montava
um canhão-revólver e duas metralhadoras.
Era
do tipo da "Farim, de dois
hélices".
Tomou
parte em operações de guerra na Guiné.
Em
1915 foi abatida ao efectivo, juntamente com a "Zagaia".
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1901 a 1910.
27.
"Farim"
Lancha-canhoneira
do tipo da "Cacheu", comprada em Hamburgo em 1901
para serviço na Guiné.
Tomou
parte em operações de guerra na Guiné.
Em
1907 desarmou.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1901 a 1907.
28.
"Sena"
Lancha-canhoneira
de aço de 70t construída em Lisboa em 1903 para serviço nos rios de Quelimane.
Dispunha
de roda propulsora à popa.
Era
do tipo da "Tete".
Montava
dois canhões-revólveres e uma metralhadora.
Em
1917 foi abatida por inútil.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1903 a 1910.
29.
"Tete"
Lancha-canhoneira
de aço que foi lançada à água em Lisboa em Dezembro de 1903.
Era
do tipo da "Sena".
Em
1917 perdeu-se no rio Zambeze por explosão da caldeira.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1903 a 1910.
30.
"Rio Minho"
Lancha-canhoneira
"Infante D. Manuel" de 38t que foi lançada à água
em Lisboa em 2 de Novembro de 1905 para serviço no rio Minho.
Era
navio de aço.
Dispunha
de duas rodas propulsoras.
Em
1948 foi mandada abater por inútil no rio Minho.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1905 a 1910.
31.
"Cunene"
Lancha
que em 1909 fazia serviço no rio Cunene.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1909.
32.
"Macau"
Lancha-canhoneira
de aço de 135t métricas construída em Glasgow e lançada à água em Kowloon em 7
de Julho de 1909 para serviço em Macau.
Montava
duas peças H. e três metralhadoras.
Os
hélices trabalhavam em túnel.
Desempenhou
várias comissões nos mares da China, até ser tomada pelo Japão em 1945.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1909 a 1910.
33.
"Zagaia"
Lancha-canhoneira
adquirida em Inglaterra para servir na Guiné que foi lançada à água em Bolama
em 6 de Outubro de 1909.
Era
navio de aço de uma hélice do tipo da "Flecha".
Em
1915 foi abatida ao efectivo com a "Cacheu".
Esteve ao serviço na Real Marinha de Guerra
Portuguesa pelo menos de 1909 a 1910.
34.
"Flecha"
Lancha-canhoneira
idêntica à Zagaia que foi construída em Inglaterra em 1909 para serviço na
Guiné.
Montava
três metralhadoras e dispunha de hélice.
A
última notícia é de 1930.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1909 a 1910.
VAPORES E REBOCADORES
Navio
de madeira e de rodas adquirido à Inglaterra em 1833.
Foi
o primeiro vapor de rodas da nossa Armada Real.
Em
16 de Fevereiro de 1836 passou a denominar-se "Napier".
Tomou
parte nas lutas liberais no mar e desempenhou várias comissões na costa como
transporte.
Em
1839 foi desmanchado por inútil em Lisboa.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1833 a 1839.
2.
"Lord das Ilhas"
Navio
de madeira e de rodas capturado em S. Martinho pelos liberais em 1833.
Era
o vapor inglês "Lord of
Isles".
Em
16 de Fevereiro de 1836 passou a chamar-se "Terceira".
Desempenhou
várias comissões na costa.
Em
1856 foi abatido e em 1860 foi mandado servir de pontão.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1833 a 1839.
3.
"Napier"
Vapor
"Jorge IV", que teve aquele nome em 1836.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1836 a 1839.
4.
"Terceira"
Vapor
"Lord das Ilhas", que teve aquele nome em 1836.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1836 a 1856.
5.
"Conde do Tojal"
Vapor
de rodas construído em Inglaterra em 1845 por conta do Ministério da Fazenda.
Dispunha
de uma máquina de 110 cv e armou com quatro peças.
Empregou-se
na fiscalização aduaneira.
Em
1856 passou mostra de desarmamento.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1845 a 1856.
6.
"Duque do Porto"
Vapor
de rodas comprado em Inglaterra em 1845 para a fiscalização aduaneira.
Armou
com cinco peças.
Desempenhou
várias comissões como transporte na costa.
Em
1846, ao serviço da Junta Revolucionária do Porto, perdeu-se na barra do Douro.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1845 a 1847.
7.
"Mindelo"
Vapor
de rodas laterais de 604t que foi lançado à água em Inglaterra em 7 de Agosto
de 1845.
Foi
o primeiro navio de vapor especialmente construído para a Armada Real.
Armou
com quatro peças e dois rodízios.
Em
1862 foi aumentado de 75 m o seu comprimento.
Actuou
várias vezes como iate real.
Em
1872 passou mostra de desarmamento, sendo vendido em 1878.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1845 a 1872.
8.
"Vila Flor"
Pequeno
vapor que em 1846 fazia serviço na província de Moçambique.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1846.
9.
"Porto"
Vapor
de rodas que em 1847 foi utilizado no bloqueio do Porto, sendo no mesmo ano
entregue aos proprietários.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1847.
10.
"Infante D. Luís"
Vapor
de rodas comprado em Inglaterra em 1847.
Em
1847 foi tomado pela Junta Revolucionária do Porto.
Empregou-se
principalmente como transporte.
Em
1863 desarmou.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1847 a 1867.
11.
"Duque de Saldanha"
Vapor
de rodas de 606t adquirido em Inglaterra em 1852.
Em
1853 largou para Angola como transporte.
Em
1854 perdeu-se por encalhe na costa da Torreira.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1852 a 1854.
12.
"Argus"
Vapor
de hélice de 395 t métricas construído em Inglaterra em 1852 com o vapor
similar "Lince".
Foram
os dois primeiros vapores de hélices construídos para a nossa Marinha.
Desempenhou
na costa comissões de fiscalização aduaneira.
Em
1877 foi mandado passar ao estado de desarmamento.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1852 a 1877.
13.
"Lince"
Vapor
de hélice construído em Inglaterra em 1852 com o vapor "Argus"
para ambos serem empregados no serviço de fiscalização aduaneira.
Em
1875 passou mostra de desarmamento e em 1877 foi mandado entregar à Alfândega
de Lisboa.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1852 a 1877.
14.
"Zambeze"
Vapor
de hélice construído em Inglaterra em 1865 para a província de Moçambique.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos em 1865.
15.
"Quelimane"
Vapor
holandês comprado em Moçambique em 1868 para serviço da província.
Deslocava
190t e fora construído em Hamburgo naquele ano.
Em
1879 passou mostra de desarmamento e no ano seguinte fez entrega dos objectos
da Fazenda ao Depósito da Estação Naval de Moçambique.
Esteve ao serviço na Real Marinha de Guerra Portuguesa pelo menos de 1868 a 1880.
Esteve ao serviço na Real Marinha de Guerra Portuguesa pelo menos de 1868 a 1880.
16
"Sena"
Vapor
de rodas de 74,3t construído em Inglaterra em 1871, juntamente com o navio
similar "Tete".
Fez
serviço em Moçambique.
Em
1879 passou mostra de desarmamento em Moçambique.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1871 a 1879.
17.
"Tete"
Vapor
de rodas construído em Inglaterra em 1871, juntamente com o navio similar "Sena".
Foram
notáveis as viagens de Inglaterra para Lisboa e daqui para Moçambique dos dois
navios.
Em
1879, em Moçambique, foi dado por incapaz.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1871 a 1879.
18.
"Auxiliar"
Vapor
de dois hélices e de 180t comprado à volta de 1878 para a pilotagem do rio
Quelimane.
Parece
que ainda existia em 1896.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1878 a 1896.
19.
"Guiné"
Vapor
de rodas de 139t comprado em Lisboa em 1879 para o serviço da Guiné.
Armava
com dois rodízios.
Em
1879 seguiu viagem para a Guiné e entrou ali em operações de guerra contra o
gentio.
Em
1883 perdeu-se por alquebramento junto da ponte-cais de Bolama.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1879 a 1883.
20.
"Fulminante"
Vapor
de hélice de 78t construído em Inglaterra em 1880 para o serviço da Escola de
Torpedos de Paço de Arcos.
Em
1909 desarmou, em 1910 foi abatido e em 1913 foi vendido.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1880 a 1910.
21.
"Vilhena"
Vapor
de dois hélices e 159t que foi lançado à água em Inglaterra em 14 de Janeiro de
1882.
Fez
serviço em Angola.
Em
1916 desarmou.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1882 a 1910.
22.
"D. João I"
Vapor
de hélice utilizado na fiscalização do distrito de Timor desde 1883.
Em
1887 afundou-se em Díli.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1883 a 1887.
23.
"Lidador"
Rebocador de hélice de 252t de deslocamento construído em Inglaterra em 1884.
Depois de desempenhar serviço de rebocador em Portugal, passou à fiscalização da costa no Algarve.
Em 1943 passou ao Comissariado da Mocidade Portuguesa e em 1950 foi abatido por inútil. Esteve ao serviço na Real Marinha de Guerra Portuguesa pelo menos de 1884 a 1910.
Rebocador de hélice de 252t de deslocamento construído em Inglaterra em 1884.
Depois de desempenhar serviço de rebocador em Portugal, passou à fiscalização da costa no Algarve.
Em 1943 passou ao Comissariado da Mocidade Portuguesa e em 1950 foi abatido por inútil. Esteve ao serviço na Real Marinha de Guerra Portuguesa pelo menos de 1884 a 1910.
24.
"Visconde da Praia Grande de
Macau"
Vapor
de 92t métricas de deslocamento comprado em Inglaterra para a Corporação dos
Pilotos da Barra de Lisboa.
Em
1885 passou ao serviço de Cabo Verde.
Em
1887 desarmou.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1884 a 1887.
25.
"Búfalo"
Vapor
adquirido para a província de Moçambique em 1891.
Ainda
prestava serviço em 1896.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1891 a 1896.
26.
"Dilly"
Vapor
de 100t métricas de deslocamento que foi adquirido para Timor em 1891.
Fora
construído em 1884.
Em
1905 foi abatido por inútil.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1891 a 1905.
27.
"Maqua"
Pequeno
vapor da província de Moçambique, pelo menos desde 1891.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1891 a 1893.
28.
"Mineiro"
Vapor
de 78t construído no Ginjal para ser utilizado no fundamento de minas.
Em
1902 passou ao Ministério da Guerra.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1892 a 1902.
29.
"Neves Ferreira"
Vapor
de 144t de deslocamento adquirido no Natal de 1893 para o serviço da província
de Moçambique.
Fora
construído em Inglaterra em 1882.
Tomou
parte importante na campanha do Gungunhana.
Em
1900 desarmou para fabricos.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1893 a 1901.
30.
"Baptista de Andrade"
Vapor
de 150t de deslocamento, construído em Nantes em 1897 para o serviço de
balizagem do porto de Lourenço Marques.
Em
1908 foi mandado passar ao estado de completo desarmamento e mandado, abater no
ano seguinte.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1897 a 1909.
31.
"Bérrio"
Rebocador
de deslocamento normal de 424t que foi construído em Saint-Nazaire em 1897.
Depois
de desempenhar serviço de rebocador, passou em 1930 a navio-hidrográfico com o
mesmo nome.
Foi
navio-hidrográfico de Moçambique de 1930 a 1947.
Nesta
data foi entregue à província de Moçambique.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1897 a 1910.
32.
"General Marinho"
Rebocador
da província de Moçambique que em 1904 passou ali a navio-hidrográfico.
Em
1908 foi julgado incapaz para o serviço hidrográfico.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1904 a 1908.
33.
"Dilly"
Em
1915 desarmou completamente.
Esteve ao serviço na Real Marinha de
Guerra Portuguesa pelo menos de 1909 a 1910.
34. "Vulcano"
Vapor
de 131,19t métricas de deslocamento normal que foi lançado à água em
Inglaterra em 5 de Abril de 1910.
Destinava-se
ao serviço da Escola de Torpedos.
Em
1946 foi classificado como draga-minas.
Em
1954 foi vendido por inútil.
Esteve ao serviço na Real Marinha de Guerra Portuguesa pelo menos em 1910.
Esteve ao serviço na Real Marinha de Guerra Portuguesa pelo menos em 1910.
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