Pesquisar neste blogue

quarta-feira, julho 03, 2013

Administração Geral do Correio Marítimo no Porto de Lisboa - 1806




Janeiro de 1806

1º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 10 do presente mês de Janeiro, sairá para a ilha de São Miguel o bergantim 'Bons Amigos' ao comando do Capitão Manuel Caetano; a 15 para o Pará o brigue 'São Francisco' ao comando do Capitão Domingues Pires; para o Maranhão o navio ´Modesta' ao comando do Capitão Constantino Guelfi; e para Bissau o bergantim 'Conceição e Santa Ana' ao comando do Capitão Manoel Gomes Rosas e a 25 do dito mês para Angola e Benguela o navio 'Santo António do Porto' ao comando do Capitão Fernando José da Silva. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

2º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 12 do presente mês sairá para Pernambuco o navio 'Santo Estevão o Mimoso’ ao comando do Capitão Manoel Bernardes dos Santos; a 15 do dito, para a ilha da Madeira, Rio de Janeiro, e Macau o navio 'Balsemão' ao comando do Capitão tenente Ignacio Alberto de Oliveira; para Bissau o brigue 'Victoria' ao comando do Capitão António José de Carvalho; para Pernambuco o Navio 'Olinda Pernambucana' ao comando do Capitão António Alves Costa; a 20 do dito mês para Angola e Benguela o bergantim 'Conceição e Passos' ao comando do Capitão José Nicolau Ferreira; e para o Rio de Janeiro o navio Sumaca 'Galera' ao comando do Capitão Domingos João da Costa; e a 25 do dito o navio 'Europa' ao comando do Capitão Manoel Gomes. N.B. O brigue 'São Francisco' ao comando do Capitão Domingues Pires, que se anunciara destinado para o Pará mudou a sua viagem para Pernambuco. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

3º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 14 do presente mês que sairá para Bissau o navio 'Santo António Vitorioso' ao comando do Capitão João Rodrigues Bicho; a 18 do dito mês para a Bahia os navios 'Bom Despacho' ao comando do Capitão António José Rodrigues; e o 'Grão Maranhão' ao comando do Capitão António Gomes de Abreu Guimarães; a 20 do dito mês para Pernambuco o navio 'Macapá' ao comando do Primeiro Tenente António Joaquim de Avelar; o brigue 'Europa' ao comando do Capitão João Pedro de Almeida; o navio 'Princesa da Beira' ao comando do Capitão José de Lima Fagundes; e para o Maranhão o navio 'Jaquiá' ao comando do Capitão José Ferreira de Araújo. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.
  
4º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 20 do presente mês sairá para Pernambuco o brigue 'Três Corações' ao comando do Capitão Ventura Anacleto de Brito; a 25 do dito para o mesmo porto o navio 'Aliança' ao comando do Capitão José da Silva Correia; e para o Maranhão os navios 'Nossa Senhora da Piedade' ao comando do Capitão José da Fonseca Soares e Figueiredo, e o navio 'Bizarro' ao comando do Capitão José Joaquim Ferreira; e a 30 do dito mês para o Rio de Janeiro o navio 'Bela Americana' ao comando do Capitão Francisco António Gil. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

5º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 25 do presente mês sairá para a Bahia o navio 'Gloria e Santa Ana' ao comando do Capitão António Martins Gomes; e a 30 do dito mês para o Maranhão o navio 'Sociedade Feliz' ao comando do Capitão Pedro António Cordeiro; e para a ilha da Madeira o bergantim 'Correio da Madeira' ao comando do Capitão João Teixeira. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

6º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 25 do presente mês sairá para a Pará o 'Navio Santa Cruz' ao comando do Capitão António José Luiz. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.



Fevereiro de 1806

1º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 2 Fevereiro próximo sairá para a ilha da Madeira o 'Navio Monteiro', ao Comando do Capitão José Ayres Monteiro: e a 15 do dito para a Bahia o Navio 'Serra' ao Comando do Capitão José Silvério de Faria. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

2º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 6 do corrente sairá para o Rio de Janeiro o Navio 'Júpiter', ao Comando do Capitão Martinho José dos Santos, As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

3º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 10 do presente mês sairá para a Ilha de São Miguel o bergantim 'São João Bom Nome' ao Comando do Capitão Bernardo José Cabral. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

4º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 20 do presente mês sairá para a Ilha da Madeira o bergantim Mariana 'Encoberta' ao Comando do Capitão José António da Costa; para Pernambuco o brigue 'Conceição Sociedade' ao comando do Capitão José Francisco de Azevedo, e para o Rio de Janeiro o Navio 'Zabumba' ao Comando do Capitão João da Silva Margana, e a 23 do dito para a Bahia o Navio 'Viriato' ao Comando do Capitão José Rodrigues de Andrade. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

5º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 20 do presente mês sairá para Pernambuco a sumaca 'Aurora' ao Comando do Capitão Agostinho José Franco; a 22 do dito o Navio 'União' ao Comando do Capitão Francisco José Monteiro; e no dia 8 de Março próximo para o Pará o Navio 'Arrábida Flor do Pará' ao Comando do Capitão João José Franco. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

6º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 28 do presente mês sairá para a Ilha Terceira o bergantim 'Caçador' ao Comando do Capitão António Pereira Lopes; O Navio 'Modesta' ao Comando do Capitão Constantino Guelfi, que se anunciou destinado ao Maranhão, mudou a sua viagem para o Rio de Janeiro, e sairá a 15 de Março próximo. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.



Março de 1806

1º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 8 de Março próximo sairá para Macau o navio ‘Voadora’ ao Comando do Capitão Manuel Francisco de Oliveira; a 15 dito para o Rio de Janeiro, e Moçambique o navio ‘Triunfo da Inveja’, ao comando do Capitão José Joaquim Ferreira, e a 25 dito para o Pará o navio ‘Monte do Carmo’, ao comando do Capitão Miguel José dos Santos. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

2º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que no dia 15 do presente mês sairá para Bengala, com escala na Ilha da Madeira, e Rio de Janeiro, o navio ‘Grão Pará’, ao comando do Capitão Bernardino da Costa Martins. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

3º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 20 do presente mês sairá para a Ilha da Madeira o bergantim ‘Bela Menina’, ao comando do Capitão José Furtado Arruda; e para a dita Ilha e Rio de Janeiro o navio ‘Spik’ ao comando do Capitão Francisco Xavier Simas. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

 4º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que no dia 25 do presente mês, sairá para o Rio de Janeiro, Moçambique e Costa de Malabar, o navio ‘Ásia Grande’ ao comando do Capitão-de-mar-e-guerra António Joaquim dos Reis Portugal. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.



De Quinta-feira 27 do corrente em diante á de chegar a esta Corte o correio do Alentejo e Algarve nos Domingos e Quartas-feiras pela manhã, e deve partir nos mesmos Domingos e Quintas-feiras ao meio-dia; as cartas serão lançadas no Correio geral até uma hora da partida. As cartas, para os Reinos Estrangeiros, que se costumam franquear no Correio geral até às 10 horas da noite das Terças-feiras, serão aceitas até ao Meio-dia das Quartas-feiras, e as que se aceitam nos Sábados até ao Meio-dia serão franqueadas até às seis horas da tarde dos mesmos Sábados. (Sai esta folha com um Suplemento Extraordinário)

5º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que no dia 25 do presente mês, sairá para o Maranhão o bergantim ‘Carolina’ ao comando do Capitão Manoel José do Nascimento. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

6º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que no dia 30 do presente mês sairá para a Bahia o navio ‘Paquete Real’ ao comando do Capitão José Francisco de Azevedo; e a 28 de Abril próximo, para Angola e Benguela o navio ‘Rosário Paquete do Pará’ ao comando o Capitão Teodoro de Sousa Robim. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.



Abril de 1806

1º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 2 de Abril sairá para a Bahia o navio ‘Triunfo Americano’ ao comando do Capitão Antonio José da Luz. As cartas serão lançadas no correio até à meia-noite dos dias antecedentes.

2º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que para Pernambuco sairá a 9 do corrente o navio ‘Sacramento’, ao comando do Capitão José Joaquim de Sousa; e a 12 dito o brigue ‘Vencedor’, ao comando do Capitão Tomás Antonio Nunes; e a 20 dito para Angola o navio ‘Paquete da Bahia’ ao comando do Capitão Tomás Joaquim Anjo. As cartas serão lançadas no correio até à meia-noite dos dias antecedentes.

3º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 13 do presente mês sairá para o Rio de Janeiro, Moçambique e Goa a nau de viagem ‘Ceilão Novo’ ao comando do Capitão-de-fragata Braz Cardoso Barreto Pimentel. As cartas serão lançadas no correio até à meia-noite dos dias antecedentes.

4º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 15 do presente mês sairá para Moçambique o navio ‘Diana’ ao comando do Capitão João Aires Monteiro; a 10 de Maio próximo para Angola e Benguela, o navio ‘Vigilante’, ao comando do Capitão Guilherme da Silva Garbo; e a 20 do dito para a Bahia, o navio ‘Boa Passagem’, ao comando do Capitão Francisco Antonio Mindelo. As cartas serão lançadas no correio até à meia-noite dos dias antecedentes.

5º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 20 do presente sairá para Pernambuco o navio ‘Gratidão’ ao comando do Capitão José Gomes Ligeiro: e no dia Iº de Maio próximo para o Rio de Janeiro o navio ‘Protector’ ao comando do Capitão Manoel Francisco Soares. As cartas serão lançadas no correio até à meia-noite dos dias antecedentes.

6º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que no dia 30 do presente mês sairão para o Rio de Janeiro, os navios ‘Ulisses’ ao comando do Capitão Joaquim Ferreira; e ‘Aurora’ ao comando do Capitão Francisco José de Oliveira. As cartas serão lançadas no correio até à meia-noite dos dias antecedentes.

7º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 5 de Maio próximo, sairá para o Maranhão o bergantim ‘Jandineira’ ao comando do Capitão José Pereira de Azevedo; e a 10 do dito para o Pará o navio ‘Esperança’ ao comando do Segundo-Tenente Guilherme da Silva Garvo. As cartas serão lançadas no correio até à meia-noite dos dias antecedentes.

8º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 3 de Maio próximo sairá para a ilha da Madeira o bergantim ‘Vigilante’, ao comando do Capitão José Carlos Lisboa; a 5 dito para o Rio de Janeiro o navio ‘Alampadoza’. ao comando do Capitão José Lopes Pinhel; e a 20 dito para o Maranhão o navio ‘São Pedro Aguia’, ao comando do Capitão Joaquim Adrião Rosendo. As cartas serão lançadas no correio até à meia-noite dos dias antecedentes.



Maio de 1806

1º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 14 do presente mês sairá para a Bahia o navio ‘São Manoel Careca’ ao comando do Capitão Manoel Franco. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

2º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que sairá para a Bahia a 14 do presente mês o navio ‘Príncipe’ ao comando do Capitão Joaquim dos Santos Lomba; e a 20 dito o navio ‘São Domingos Eneas’ ao comando do Capitão Sebastião José Baptista; e a 30 do dito para o Pará o navio ‘Pombinha de Lisboa’ ao comando do Capitão José Avelino. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

3º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 20 do presente mês sairá para a Bahia o navio ‘Mercúrio’ ao comando do Capitão José Joaquim Botelho. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

4º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 30 do presente mês sairá para a Bahia o navio ‘Imperador Adriano’ ao comando do Capitão Joaquim da Luz; e para a Ilha da Madeira o bergantim ‘Mariana encoberta’ ao comando do Capitão José Antonio da Costa. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

5º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que no Iº de Junho próximo sairá para a Ilha de São Miguel o iate ‘Atelias?’ ao comando do Mestre João da Nova; a 5 dito para a Bahia o navio ‘Americano’ ao comando do Capitão João José da Rosa; e para Pernambuco o navio ‘Scipião’ ao comando do Capitão João Ângelo e Vasconcelos; e a 13 dito para o Rio de Janeiro o navio ‘Santo Antonio Delfim’ ao comando do Capitão José Bernardo da Rosa. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.


Junho de 1806

1º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 8 do presente mês, sairá para a Bahia o brigue Três Corações sob o comando do Capitão Ventura Anacleto de Brito, e para a ilha da Madeira o Iate Não é Bazófia comandado pelo Mestre Joaquim José de Barros. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

2º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 10 do presente mês, sairá para Pernambuco o navio Aguia do Douro sob o comando do Capitão Francisco Luis Pereira. A 12 do dito para o maranhão o navio ‘príncipe Athalante’ sob o comando do Capitão José da Costa Santos: a 15 dito para a Bahia o navio ‘Espirito Santo’ sob o comando do Capitão José de Oliveira Guedes Travessa; e para o Pará o navio ‘Flor de Lisboa’ sob o comando do Capitão Matias Francisco de Assis; e a 20 dito para o Rio de Janeiro o navio ‘Hercules’, sob o comando do comando o Capitão Sebastião Lopes Ramos, filho. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

3º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 10 do presente mês, sairá para Pernambuco o navio Aguia do Douro sob o comando do Capitão Francisco Luis Pereira. A 12 do dito para o maranhão o navio ‘príncipe Athalante’ sob o comando do Capitão José da Costa Santos: a 15 dito para a Bahia o navio ‘Espirito Santo’ sob o comando do Capitão José de Oliveira Guedes Travessa; e para o Pará o navio ‘Flor de Lisboa’ sob o comando do Capitão Matias Francisco de Assis; e a 20 dito para o Rio de Janeiro o navio ‘Hercules’, sob o comando do comando o Capitão Sebastião Lopes Ramos, filho. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

4º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 15 do corrente, sairá para Angola e Benguela o bergantim ‘Amizade’ ao comando do Capitão José Pereira de Melo. A 16 dito para Cabo-Verde, o bergantim ‘Destemido’ ao comando do Capitão Narciso Martins. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

5º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 25 do corrente, sairá para Pernambuco o navio ‘Caridade’ ao comando do Capitão Luis Martins Viana; para a ilha de São Miguel o iate ‘conceição e Almas’ sob o comando do Mestre Thomas de Oliveira Barreto; e para a ilha do Faial o bergantim ‘Vénus’ ao comando do Capitão José Filipe Nanes. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

6º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 23 do corrente, sairá para Pernambuco o bergantim ‘Seipião’ ao comando do Capitão Joaquim da Costa Figueiredo. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

7º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta corte se faz público, que a 30 do corrente, sairá para as Ilhas Terceira e do Faial o bergantim ‘Sacramento’ sob o comando do Capitão Thomas de Aquino dos Santos: e a 15 de Julho próximo para o Pará o navio ‘Triunfo’ ao comando do Capitão Manuel Joaquim da Silva. As cartas serão lançadas no correio até á meia-noite dos dias antecedentes.



Julho de 1806

1º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta Corte se faz público a 7 do presente mês sairá para a Bahia o navio ‘S. Manuel Augusto’, Capitão José Leite Craveiro; a 8 do dito para a Ilha de S. Miguel a escuna ‘Voadora’, ao comando do Capitão Bento Joaquim Cordeiro; a 15 do dito mês para a mesma Ilha o bergantim ‘Caçador’, Capitão Antonio Pereira Lopes; e para o Rio de Janeiro o navio ‘Invencível’, ao comando do Capitão Bernardo José da Fonseca; e a 20 do dito para o Rio de Janeiro o navio ‘Pedro de Mello’, Capitão Joaquim Pereira dos Santos. As cartas serão lançadas no Correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

2º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta Corte se faz público a 12 do corrente sairá para a Ilha de S. Miguel o bergantim ‘Real João’, Capitão João Nepomuceno; a 15 dito para a Bahia o navio ‘Trovoada’, Capitão Lauriano de Sousa; e a 20 dito para a Ilha da Madeira, o bergantim ‘Bela Menina’, Capitão José Furtado Arruda. As cartas serão lançadas no Correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

3º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta Corte se faz público a 17 do presente mês sairá para a Ilha da Madeira o bergantim ‘Esperança’, Capitão José Carlos Lisboa: e a 30 do dito para o Maranhão o navio ‘Amazona’, Capitão Antonio da Silveira Maciel. As cartas serão lançadas no Correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

4º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta Corte se faz público, que a 25 do presente mês sairá para Pernambuco o navio ‘S. Marcos’, Capitão Mateus Vieira da Silva; e no Iº de Agosto próximo, para o Rio de Janeiro o navio ‘Princesa do Brazil’, Capitão Manuel José de Paiva. As cartas serão lançadas no Correio até á meia-noite dos dias antecedentes.

5º Oficio - Pela Administração Geral do Correio Marítimo desta Corte se faz público, que a 24 do presente mês sairá para Pernambuco o bergantim ‘S. Francisco’, Capitão José do Carmo Coelho. As cartas serão lançadas no Correio até á meia-noite dos dias antecedentes.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.