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domingo, outubro 27, 2013

Navios da Real Marinha de Guerra Portuguesa IV

Brigues



      

        Embarcação pequena e leve de dois mastros com velas quadrangulares e normalmente com 18 peças de artilharia. Tinha funções nas esquadras como navios de ligação

Príncipe Real
Brigue

        Navio português de linha de, comprado em Lisboa em 1797, pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 18 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘Príncipe Real’ para serviço de correio marítimo, fora de serviço em 1800, encalhou e afundou-se em 1800?

        Armamento
              1797 - 18 peças de artilharia, 16 peças de 12 libras, 2 peças de 6 libras.
Albacora
Brigue
        Navio português de linha, comprado em Lisboa em 1797, pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 18 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘Albacora’ para serviço de correio marítimo, nos registos oficiais tem o nome de ‘Alvacoroa’ fora de serviço em 1799, foi capturada por um corsário francês perto de Cabo Frio em 1799.

        Armamento
            1797 - 18 peças de artilharia, 16 peças de 12 libras, 2 peças de 6 libras.
Caçador
Brigue
         Navio português de linha, comprado em Lisboa em 1797, pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 18 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘Caçador’ para serviço de correio marítimo, fora de serviço em 1801, foi capturada por um corsário francês em 1801.

        Armamento
            1797 - 18 peças de artilharia, 16 peças de 12 libras, 2 peças de 6 libras.
Nossa Senhora da Conceição
Brigue
        Navio português de linha de, comprado em Lisboa em ('), com um decke de artilharia, com 18 peças de artilharia e com 90 a 120 homens a bordo, com o nome de 'Nossa Senhora da Conceição e pronta para serviço de correio marítimo, fora de serviço em 1798, encalhou em 1798 entre Inhambane e Lourenço Marques.

            Armamento

            1798 - 18 peças de artilharia, 16 peças de 12 libras, 2 peças de 6 libras.
Phaetonte
Brigue
        Navio português de linha de, comprado em Lisboa em 1798, pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 18 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘Phaetonte’ para serviço de correio marítimo para o Brasil, fora de serviço em 1801, foi capturada por um corsário francês em 1801.

Armamento
               1798 - 18 peças de artilharia, 16 peças de 12 libras, 2 peças de 6 libras.
Lebre
Brigue
        Navio português de linha, construído em Viana do Castelo em 1798, pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 18 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘Lebre a pequena’ para serviço de correio marítimo, fora de serviço em 1799, foi capturada depois de combate por um Xaveco argelino no Mediterrâneo em 1799.

              Armamento

              1798 - 16 peças de artilharia, 14 peças de 12 libras, 2 peças de 6 libras.
Postilhão da América
Brigue
        Navio português de linha, construído no Brasil e comprado em Lisboa em 1798, pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 18 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘Postilhão da América’ para serviço de correio marítimo, fora de serviço em 1801, encalhou na costa do Brasil em 1801.

        Armamento

        1798 - 18 peças de artilharia, 16 peças de 12 libras, 2 peças de 6 libras.
Vigilante
Brigue
        Navio francês de linha de 157t, comprado em Nantes em 1798, pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 18 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘Vigilante’ para serviço de correio marítimo com o Brasil, fora de serviço em 1812, afundou-se por avarias sofridas em combate com um corsário francês em 1812.

               Armamento

               1798 - 18 peças de artilharia, 16 peças de 12 libras, 2 peças de 6 libras.
Vitória
Brigue
        Navio francês de linha de 157t, comprado em Nantes em 1798, pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 18 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘Vitória’ para serviço de correio marítimo, fora de serviço em 1799, desmantelada em Lisboa em 1799.

        Armamento
            1798 - 18 peças de artilharia, 16 peças de 12 libras, 2 peças de 6 libras.
Voador
Brigue

        Navio português de linha, comprado em Lisboa em 1798 com um decke de artilharia com 18 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘Voador’ para serviço de correio marítimo, fora de serviço em 1799, foi capturado por duas fragatas francesas perto do Cabo Frio no Brasil em 1799.

            Armamento

            1798 - 18 peças de artilharia, 16 peças de 12 libras, 2 peças de 6 libras.
Boa Ventura
Brigue

        Navio português de linha, construído no estaleiro do arsenal da marinha em Lisboa, lançado ao mar em 1799, pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 18 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘Boa Ventura’, em 1802 foi empregue em comboios e no serviço de correio marítimo com o Brasil com o nome de Boaventura, com 18 peças de artilharia, fora de serviço em 1819, foi entregue à alfândega de Lisboa nesse ano.

            Armamento

            1802 - 18 peças de artilharia, 16 peças de 12 libras, 2 peças de 6 libras.
Minerva
Brigue


        Navio português de linha, Sumaca de borda falsa, construído na Bahia no Brasil e comemorada em Lisboa em 1799, pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 18 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘Minerva’, fora de serviço em 1800, foi afundado em combate contra um corsário francês em 1800.

              Armamento

             1799 - 18 peças de artilharia, 16 peças de 12 libras, 2 peças de 6 libras.
Espadarte
Brigue

        Navio português de linha, de 135t construído no Pará no Brasil em 1799, pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 18 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘Espadarte’ também conhecido como 'Espadarte Brilhante' em 1801 foi empregue no serviço de correio marítimo com o Brasil, no mesmo ano foi derrotado e roubado por corsários, fora de serviço em 1803, deu à costa e perdeu-se no Pará em 1803.
           
              Armamento

              1799 - 18 peças de artilharia, 16 peças de 12 libras, 2 peças de 6 libras.
São José Espadarte
Brigue

        Navio português de linha, construído no Brasil em 1799, pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 18 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘São José Espadarte’, os seus serviços são confundidos com o Bergantim Espadarte, foi empregue no serviço de correio marítimo com o Brasil, em 1800 no combate do Espadarte com uma Fragata francesa, furtou-os à luta, fora de serviço em 1807, vendida segundo documento em 1807.

        Armamento
              1799 - 18 peças de artilharia, 16 peças de 12 libras, 2 peças de 6 libras.
Beleza do Mar
Brigue
        Navio português de linha, construído no estaleiro do arsenal da marinha em Lisboa, lançado ao mar em 01.09.1800 com o nome de ‘Milagres’ e pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 16 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, fora de serviço em 1810 perdeu-se por afundamento na costa de Moçambique.

          Armamento
            1800 - 16 peças de artilharia, 12 peças de 12 libras, 4 peças de 6 libras.
Vingança
Brigue

        Navio português de linha, construído em 1800 como Cutér, comprado em Lisboa em 1804, passou a Bergantim com um decke de artilharia com 18 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘Vingança’ no mesmo ano, foi usado como guarda-costa, em 1801 retomou uma presa de um Corsário francês e em 1806 capturou uma Polaca Tripolitana no Estreito de Gibraltar, fora de serviço em 1814, desmantelado no Rio de Janeiro no Brasil em 1814.

       Armamento
            1804 - 18 peças de artilharia, 16 peças de 12 libras, 2 peças de 6 libras.
Memória
Brigue

       Navio português de linha, construído no estaleiro do arsenal da marinha em Lisboa, lançado ao mar em 1800, pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 12 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo 12 peças de artilharia, com o nome de ‘Memoria’, fora de serviço em?

 Armamento
                1800 - 12 peças de artilharia, 12 peças de 12 libras.

São João Baptista
Brigue
        Navio português de linha, construído no estaleiro da marinha em Damão na Índia, construído e lançado ao mar em 1800 com o nome de ‘São João Baptista’ e pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 16 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, foi empregue no serviço de guarda-costa na Índia, fora de serviço em 1826, perdeu-se no mar no baixo do Pinda.

        Armamento
            1800 - 16 peças de artilharia, 12 peças de 12 libras, 4 peças de 6 libras.
Baleia
Brigue

        Navio português de linha, construído no Brasil em 1801, pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 14 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘Baleia’, empregue no serviço de correio marítimo com o Brasil, fora de serviço em 1802?

Armamento
            1801 - 14 peças de artilharia, 12 peças de 12 libras, 2 peças de 6 libras.
São Luís
Brigue
        Navio português de linha, construído na Índia em 1803, pronto para o serviço no mesmo ano como Escuna com um decke de artilharia com 14 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘São Luís’ do Estado da Índia, em 1805 é classificado como Brigue, empregue no serviço na Costa da Índia, fora de serviço em 1812?

        Armamento
            1803 - 14 peças de artilharia, 12 peças de 12 libras, 2 peças de 6 libras.
Resoluto
Brigue

        Navio português de linha, construído no Maranhão e adquirido no Brasil em 1804, pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 14 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘Resoluto’ empregue no serviço de guarda-costa no Brasil, fora de serviço em 1813?

Armamento
            1804 - 16 peças de artilharia, 14 peças de 12 libras, 2 peças de 6 libras.
São Pedro de Alcântara
Brigue

         Navio português de linha, construído na Índia em 1803, pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 16 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘São Pedro de Alcântara’, empregue no serviço na Costa da Índia, fora de serviço em 1809, perdeu-se do baixo do Cabo Delgado em 1809.

        Armamento
            1803 - 16 peças de artilharia, 14 peças de 12 libras, 2 peças de 6 libras.
Principezinho
Brigue

        Navio português de linha, construído no Brasil em 1807, pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 16 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘Principezinho’ durante o Vice-Reinado do Conde de Arcos em 1806/1807, empregue no serviço de correio marítimo com o Brasil e como guarda-costa, fora de serviço em 1822, passou para o Brasil em 1823.

Armamento
                1804 - 16 peças de artilharia, 14 peças de 12 libras, 2 peças de 6 libras.
Princesa Carlota
Brigue

        Navio português de linha, construído em Macau na China pelo senado em 1805, pronto para o serviço no mesmo ano como Brigue de 120t com um decke de artilharia com 12 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘Princesa Carlota’, empregue no serviço na Costa da China, em 1809 e 1810 combateu piratas chineses incluído em forças navais de Macau, fora de serviço em?

            Comandantes

          21.08.1805 - O Primeiro-tenente Francisco Vitória Viana, o Brigue 'Princesa Carlota' foi mandado construir em Bengala pelo Leal Senado. Em 28 de Julho de 1805 mais uma vez se distinguiu sob o comando do Tenente-do-mar Francisco Vitória Viana num encontro contra um “táo chinês”. Francisco Vitoria Viana foi promovido a Primeiro-tenente.

        29.11.1805 a 06.05.1807 - Primeiro-tenente Pereira Barreto, Comandante da Flotilha Portuguesa e a bordo do Brigue 'Princesa Carlota' a flotilha portuguesa saiu do porto de Macau, e a 6 de Maio de 1807, encontraram a frota dos piratas chineses formada por 50 juncos, após uma hora de combate a frota chinesa retirou excepto o navio-capitânea de 20 toneladas e com 300 homens de guarnição que se lançaram contra o Primeiro-tenente Pereira Barreto. Enquanto o “Tigre do Mar” cá esteve, os piratas não ousaram aproximar-se, mas em 1809 Barreto saiu de Macau, levando ao Rio de Janeiro na Fragata 'Ulisses' o Delegado de Macau António de Oliveira Matos que foi apresentar comprimentos à família real em nome do Senado de Macau. Então recomeçaram os ataques dos piratas. O Primeiro-tenente Pereira Barreto foi cognominado o “Tigre do Mar” pelas suas façanhas contra os piratas chineses no mar da china. Comandante do Brigue 'Princesa Carlota'. Segundo Luis Gonzaga Gomes «Pereira Barreto, enfurecido com aquela teimosia e vendo que a artilharia do barco atacante era de maior calibre que a sua, resolveu lançar-se afoitamento, à abordagem e assim manobrou o seu Brigue de forma a colocá-lo à popa do junco pirata, sendo porém repelido quando se lhe estavam lançando arpéus, por centenas de armas de arremesso, panelas de cal virgem e baldes de fogo, uma das quais caiu na proa do Brigue, ameaçando abrasa-lo, mas Barreto, baixo, atarracado, de olhos acastanhados, a chisparem fogo, foi o primeiro a trepar agilmente, pelo Junco acima e empunhando com destreza a sua durindana colubrina (sabre) retalhou inexorável certeiro, e com toda a sanha quantos ousavam embargar-lhe o passo, num ímpeto de dementada bravura, de forma que os trinta marujos que o seguiram, quando lograram alcançar a tolda depararam-na coberta de corpos. Nem um escapou. O comandante chinês desceu da sua cabine, cortou a cabeça da sua mulher e abraçando-se ao seu cadáver deitou-se com ela ao mar. Barreto regressou a Macau com a pressa e os que foram ver estremeceram de horror perante a carnificina».

           20.10.1805 - Capitão-tenente João Inácio Lopes, Comandante do Brigue 'Princesa Carlota' que derrotou sozinho 70 embarcações (segundo números da época) piratas na mar da china.

           15.02.1809 - 15.09.1809 - Capitão de Artilharia José Pinto Alcoforado de Azevedo e Sousa, Comandante do Brigue 'Princesa Carlota' e comandante da flotilha de Macau que combateu os piratas chineses no mar da China

            Armamento

        1805 - 12 peças de artilharia, 10 peças de 12 libras, 2 peças de 6 libras.

            1807 - 10 peças de artilharia, 10 peças de 12 libras.
Dois Corações
Brigue

        Navio português de linha, construído no estaleiro do arsenal da marinha em Lisboa, lançado ao mar em 1808? pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 18 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘Dois Corações’, fora de serviço em?
         
         Armamento

        1808 - 12 peças de artilharia, 12 peças de 12 libras.
Infante Don Pedro
Brigue

        Navio português de linha, construído no estaleiro do arsenal da marinha em Lisboa, lançado ao mar em 1800? pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 12 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘Infante Don Pedro’, em 1808 tomou parte na campanha de Caiena, fora de serviço em 1822, passou para o Brasil em 1823.

         Armamento

         1808 - 12 peças de artilharia, 12 peças de 12 libras.
Mercúrio
Brigue

        Navio português de linha, construído no estaleiro do arsenal da marinha em Lisboa, lançado ao mar em 1800? pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 4 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘Mercúrio’, foi correio marítimo para o Brasil em 1808, fora de serviço em 1822, passou para o Brasil em 1823.

Armamento
                1808 - 4 peças de artilharia, 4 peças de 12 libras.
Belizário
Brigue

(Brigue Belizário)

        Navio português de linha, construído em Macau na China pelo senado em 1801, lançado ao mar em 1801 e pronto para o serviço no mesmo ano, em 1809 aparelhou e armou de novo em Macau com um decke de artilharia com 20 a 24 peças de artilharia e com 90 a 130 homens a bordo, com o nome de ‘Belizário’, entrou nos combates contra piratas chineses em Macau em 1809 e 1810, fora de serviço em?

          Armamento

          1809 - 20 peças de artilharia, 20 peças de 12 libras.

          1811 - 20 peças de artilharia, 20 peças de 12 libras, 4 peças de 6 libras.
Destemido
Brigue

        Navio português de linha, construído e comprado no Brasil em 1809, pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 18 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘Destemido’, foi empregue no serviço de correio marítimo com o Brasil, fora de serviço em 1820, desmantelado por inútil no Brasil em 1820.
           
        Armamento

        1809 - 18 peças de artilharia, 14 peças de 12 libras, 4 peças de 6 libras.
Atrevido
Brigue

        Navio português de linha, construído e comprado no Brasil em 1809? pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 18 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘Atrevido’, e empregue no serviço de correio marítimo, fora de serviço em 1822, passa para o Brasil em 1823.

Armamento
               1809 - 18 peças de artilharia, 14 peças de 12 libras, 4 peças de 6 libras.

Falcão
Brigue
        Navio português de linha, construído no estaleiro do arsenal da marinha em Lisboa, lançado ao mar em (?), pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 18 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘Falcão’, fora de serviço em 1811, foi afundado por duas fragatas francesas em 1811.

        Armamento
            1811 - 18 peças de artilharia, 14 peças de 12 libras, 4 peças de 6 libras.
Previdente
Brigue

        Navio português de linha, construído em São Tomé em 1811, pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 18 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘Previdente’, foi empregue no serviço de correio marítimo, fora de serviço em 1819, afundou-se em 1819?

Armamento
               1811 - 18 peças de artilharia, 14 peças de 12 libras, 4 peças de 6 libras.
Pégaso
Brigue

        Navio português de linha, construído em Goa na Índia em? e pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 14 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, navio do Estado da Índia com o nome de ‘Pégaso’, que em 1814 se encontrava em Goa, foi empregue no serviço guarda-costa, fora de serviço em 1826.

Armamento
              1814 - 14 peças de artilharia, 12 peças de 12 libras, 2 peças de 6 libras.
Júpiter
Brigue

        Navio português de linha, construído e comprado no Brasil em 1810? pronto para o serviço no mesmo ano com um decke de artilharia com 18 peças de artilharia e com 90 a 125 homens a bordo, com o nome de ‘Júpiter’, foi empregue no serviço de correio marítimo, fora de serviço em?

Armamento
              1814 - 18 peças de artilharia, 14 peças de 12 libras, 4 peças de 6 libras.



(Brigues de vela quadrada)






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