Pesquisar neste blogue

sexta-feira, agosto 30, 2013

Colecção de Decumentos 1801 - I


Remodelação Ministerial de 1801




Nomeação do Ministro do Reino

       Tendo em consideração ao bem que Luiz Pinto de Sousa, do meu conselho de estado, me tem servido em tudo o de que foi encarregado, e da confiança que dele faço: hei por bem nomeá-lo ministro e secretario de estado dos negócios do reino. O concelho ultramarino o tenha assim entendido.

Palácio de Queluz, em 1 de Janeiro de 1801.= Com a rubrica do Príncipe Regente nosso senhor =.

Nomeação do Ministro do Exército

       Honrado duque de Lafões, meu muito prezado tio, do meu concelho de estado, marechal general junto á minha pessoa. Amigo, eu o príncipe regente, vos envio muito saudar como aquele que prezo e amo. Querendo dar-vos uma particular demonstração do muito que me são agradáveis os vossos serviços, e da atenção que me mereceis pela qualidade da vossa pessoa, merecimentos e mais partes que em vós concorrem: hei por bem nomear-vos ministro assistente ao despacho do meu gabinete, para todos negócios e incumbências de que eu for servido encarregar-vos em todos os ramos da administração publica, que se acham divididos pelas secretarias deste estado, encarregando-vos particularmente do expediente dos negócios da guerra, que sou servido por ora separar da secretaria de estado a que pertencia, esperando das vossas luzes e virtudes que neste novo emprego me dareis novas e evidentes provas de zelo, fidelidade e amor com que sempre tanto vos tem distinguido no meu real serviço. O que me pareceu participar-vos para vossa inteligência mandando aos tribunais e mais partes a que toca, que assim o tenha entendido.

Escrita no paço de Queluz em 6 de Janeiro de 1801.= Príncipe = Luiz Pinto de Sousa =.

Nomeação do Ministro da Marinha

       Tendo consideração ás qualidades, merecimentos e serviços que concorrem na pessoa do Visconde de Anadia: hei por bem nomeá-lo ministro e secretario de estado dos negócios da marinha e domínios ultramarinos. O concelho ultramarino o tenha assim entendido.

Palácio de Queluz, em 6 de Janeiro de 1801.= Com a rubrica do príncipe nosso senhor =.

Nomeação do Ministro dos Negócios Estrangeiros

       Tendo atenção ás qualidades, merecimentos e serviços que concorrem na pessoa de Don João de Almeida Mello e Castro: hei por bem nomeá-lo ministro e secretário de estado dos negócios estrangeiros. O concelho ultramarino o tenha assim entendido.

Palácio de Queluz, em 6 de Janeiro de 1801.= Com a rubrica do príncipe nosso senhor =.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.